Finger Food para Casamentos e Grandes Eventos

Depois da escolha do local e buffet uma das principais e mais difíceis escolhas é em relação ao cardápio e tipo de serviço que será servido.

Há um tempo, o formato das festas era mais rígido e as pessoas acreditavam que somente um jantar iria satisfazer os convidados. Porém a formalidade de um jantar, que é uma refeição que tem horários determinados, acaba “engessando” a festa,  e às vezes até mesmo antecipando o seu fim.

Houve uma mudança do perfil das festas e a maioria dos noivos atualmente deseja uma festa de casamento agora não mais voltada apenas para família, mas também para amigos e colegas de trabalho e também uma festa mais descontraída para poder dançar a noite toda sem precisar parar para se sentar e jantar com tanta formalidade.

O coquetel por muito tempo foi visto como algo “pobre” e que deixaria os convidados passando fome, mas com o passar dos anos e a chegada de várias novidades nesses cardápios de coquetel esse preconceito tem sido deixado de lado.

A grande tendência em vários países e também no Brasil no momento são os coquetéis com Finger Food e Menu Degustação.

Essa forma de servir tem se tornado cada vez mais conhecida e conquistado cada vez mais pessoas, pois é mais informal, mas não deixa de ser sofisticada e principalmente farta.

O finger food é  um tipo de “comida para comer com os dedos”, sem a necessidade de se utilizar pratos, talheres , etc.  São porções  pequenas e servidas de forma que se acabem em uma ou duas mordidas no máximo, assim como  eram os antigos e muito utilizados canapés.

São exemplos de finger food:

Mini quiches, espetinhos, salgadinhos (fritos ou folhados), canapés, etc.

Já o Menu Degustação ou  Petit Menu e Small Food, forma como é encontrado em diversos cardápios , são mini porções de pratos quentes ou frios servidos em, cumbuquinhas, panelinhas, tacinhas, acompanhados de um único talher, quando necessário.

São exemplos de Menu Degustação:

Escondidinho de carne seca, opções de mini saladas, risotos entre outros.

Esse tipo de cardápio dá aos convidados a oportunidade de provar uma maior variedade de itens, em pequenas quantidades além de dar uma flexibilidade muito grande para que você faça escolhas que possam agradar a todos.

O segredo para agradar todos os convidados é a variação do cardápio servido. É necessário levar em conta que há pessoas que preferem comidas  simples e outras que preferem mais diferenciadas , e ainda alguns com restrições alimentares.

As “comidinhas” são servidas durante a festa onde as pessoas estiverem e os convidados podem comer de pé ou em lounges, portanto não é obrigatório ter mesas e cadeiras para todos.

A sugestão é que tenha pelo menos 60% do numero de convidados com lugares em mesas para os mais velhos e família e o restante dos convidados serão acomodados em lounges e mesas bistrô (aquelas mais altinhas com banquetas) para apoiarem taças e recipientes após comerem.

As mesas não devem ter souplats, pratos e talheres montados, já que não será servido jantar à mesa e uso desses itens, nesse caso, podem dar a impressão de que um jantar tradicional será servido, o que não ocorrerá.

Os talheres necessários e guardanapos são trazidos pelo garçom junto com as porções servidas.

Se preferir ou julgar necessário o anfitrião pode incluir também  ilhas com massas, risotos, queijos , etc.

Um formato de evento que permite que tanto o anfitrião quanto os convidados não fiquem necessariamente sentados, podendo curtir mais a festa e ao mesmo tempo serem servidos com todas as delicias do cardápio.

Nem sempre essa é uma opção mais econômica, como muitas pessoas pensam. Na maioria das vezes esse formato é muito mais elaborado, com muitas opções ide ingredientes e demanda muito mais tempo na preparação, e por isso tem um custo equivalente.

Para aqueles que já optaram  por um cardápio com jantar, fiquem tranquilos, jantares ainda são muito procurados especialmente para eventos onde terá um publico mais velho ou formal, que espera se sentar e jantar com tranquilidade.

No Esplannada Eventos , trabalhamos com muitas opções de Finger Food e Menu Degustação (Small Food).

Clique e Conheça nosso cardápio e surpreenda-se!

Acesse também nossa página no Facebook!