Os convidados desempenham papel importantíssimo em cerimônias de casamentos. E, ainda que todos os convidados reconheçam a importância deste dia para os noivos, muitos falham por não conhecerem algumas regras de etiqueta para este tipo de cerimônias.

Abaixo listamos algumas regras que os convidados deveriam seguir. Confira:

 

Confirmação de Presença (RSVP) 

Verifique no convite se há pedido de confirmação de presença – RSVP. Caso positivo, é imprescindível entrar em contato para confirmar ou não sua presença no evento, para que os noivos possam passar ao buffet, igreja, etc. um número mais aproximado de convidados.

 

Não leve pessoas que não foram convidadas

Convidado não convida. Se alguém da sua parte não poderá comparecer, não substitua por um estanho aos donos da festa. Pedir convites extras também é muito deselegante.

 

Vá com calma com as bebidas alcóolicas

Deselegante em qualquer situação, beber demais na festa do casamento pode render muitas situações desagradáveis. É importante lembrar que esse tipo de evento não é para perder o controle. Exagerar nos drinks, passar mal e incomodar outros convidados é desrespeitoso para todos.

 

Trajes

O traje deve estar de acordo com o horário e estilo do casamento. Mesmo que o casamento seja mais informal, não vista jeans e camiseta, pois demonstra falta de consideração pelos noivos. A princípio, nenhum convidado ou madrinha  deve usar as cores branca, pérola ou marfim, pois são exclusivas da noiva.

 

Não atrapalhe os profissionais de Foto e Filmagem

Os noivos contrataram um serviço de fotografia e é fundamental que os convidados não atrapalhem esses profissionais que estão trabalhando. Tirar fotos ou gravar vídeos com seu celular, tudo bem. Mas não se coloque na frente dos fotógrafos, tirando-lhes o ângulo da foto ou estrague a foto deles com o flash da sua foto. Em última instância a melhor foto deve ser deles.

 

Enfeites da festa, permanecem na festa!

Não leve para casa os arranjos da mesa, a menos que estes sejam as lembrancinhas. Não peça também mais de uma lembrancinha, pois geralmente são contadas. Pedir bolo, bem-casados extras, docinhos ou qualquer outra coisa para levar para casa é muito deselegante. Caberá à organização do evento oferecer ou não estes mimos extras.

 

Crianças: cuide delas!

Geralmente, festas de casamento não oferecem atrativos para os pequenos. Enquanto os pais se distraem, as crianças ficam soltas pelo ambiente podendo cair em piscinas, queimarem-se nos spots de luz ou até mesmo levarem choques por mexerem nas instalações elétricas. Por isso, atenção máxima se for levá-las com você!