Já sabemos que a Noiva é normalmente o destaque do casamento. Todos aguardam pela sua entrada, mas os homens de hoje são mais antenados, entendem mais de moda e sabem dividir o protagonismo do grande dia com a noiva.

Para isto, precisa estar vestido a altura e esta tarefa não é tão simples assim. A roupa do noivo precisa estar de acordo com o estilo da festa, dentro do padrão estético do noivo e claro, deixá-lo bastante confortável.

 

Abaixo, listamos dicas para poder auxiliar nesta escolha:

1 – O Estilo do Noivo

Você tem um estilo mais clássico ou moderno? Gosta de cores claras ou escuras?

Estas perguntas ajudam a definir qual o estilo de roupa será o mais adequado à sua personalidade e auxiliar na decisão de usar um terno ou as variantes que são utilizadas hoje, como calças com suspensórios, gravata longa ou gravata borboleta, o blazer independente da calça, etc.

Outro ponto importante é saber qual será o estilo do casamento. Este detalhe, marca o estilo de todo o casamento, porque a noiva também se adapta ao cenário escolhido. Tudo deve estar ligado à personalidade, então se vocês escolheram um casamento mais clássico, celebrado na igreja e organizado em um hotel ou espaço na cidade, a noiva deverá escolher um vestido mais sofisticado, e o noivo deve escolher um look igualmente elegante.

 

2 – Tipo de Traje

A oferta de roupas para noivos também é grande. Por isso, é importante conhecer cada um dos modelos antes de escolher. Confira os principais tipos de trajes e com quais tipos de casamento eles combinam:

  • Smoking – clássico americano, utilizado especialmente em eventos de tapete vermelho. Normalmente, tem paletó com lapelas de cetim e é usado com camisa branca e gravata borboleta preta. É indicado para cerimônias tradicionais e à noite.

 

  • Fraque – clássico para festas de gala, tem o paletó mais curto na frente e longo atrás. O blazer pode ser da mesma cor da calça ou em tons de cinza. Também existe a versão chamada meio-fraque, com comprimento mais curto.

 

  • Terno – também conhecido como costume, é o traje mais comum para os noivos. Elegante, nunca sai de moda e pode ser utilizado em diversos estilos de casamento – basta eleger uma cor que esteja de acordo com o estilo da celebração.

 

 

3 – Comprar, Alugar ou Fazer sob Medida

A questão Comprar, Alugar ou Fazer sob medida o Traje do Noivo é uma dúvida constante entre os noivos em geral. Isso porque muito além do orçamento em si, muitos noivos alegam que não tem o costume de usar o terno com tanta frequência, e desta maneira, poderia não valer o investimento. Por outro lado, temos noivos que além do formalismo que a profissão exige, frequenta muitos eventos sociais, e desse modo, o terno do grande dia poderia ser uma ótima opção para aumentar o seu guarda-roupa. Esta é a sua dúvida também?

Como dica, para começar, você deve ter em mente qual o tipo de traje você vai usar para o seu casamento. Se for um fraque, smoking ou meio fraque, por exemplo, você já pode descartar de fazer sob medida, pois será muito mais difícil você usar novamente a roupa.

Agora se for um terno convencional e o noivo costuma usar ternos com frequência, a opção de fazer sob medida ou até comprar pronto é bem interessante.

 

4 – A escolha da Cor

Se quiser um traje que não saia da moda e possa usar mais vezes, escolha um na cor azul marinho, com terno de dois botões, é tão atemporal. O azul marinho é mais fácil para combinar com sapatos negros ou marrons.

Mas se a cerimônia de casamento for elegante, um traje Preto sempre combina com qualquer estilo. A combinação com uma gravata borboleta poderá dar esse toque extra de elegância.

E a se opção não for por cores tradicionais, os modelos com cor poderão ser uma opção. Cinzento, marrom, cor de vinho ou mesmo cores claras como o amarelo ou o bege são tendência do momento, sobretudo para casamentos mais descontraídos, celebrados na praia ou no campo. Os quadriculados ou outros padrões estão ganhando também cada vez mais adeptos, que procuram esse toque descontraído e leve em seu dia.