A organização de uma festa ou evento não é uma tarefa fácil! Segue algumas dicas para facilitar esta organização.Listamos aqui os tipos de serviços mais utilizados na realização de eventos e festas.  

•Serviço à Inglesa Direta 

O garçom apresenta-se com a travessa de comida pelo lado esquerdo e serve pelo lado direito com a ajuda de garfo e colher ( alicate ), na mão direita, direto da travessa, para o prato. Esta modalidade é muito utilizada pela sua rapidez, exigindo por parte do garçom muita agilidade para trabalhar com alicates.  

•Serviço à Francesa 

A principal característica desse serviço é que o próprio convidado se serve da comida trazida pelo garçom numa travessa. No serviço à francesa o garçom deve inclinar-se ligeiramente para frente, de modo a deixar a travessa mais próxima possível do convidado ( no mesmo nível do convidado ), para que este com o auxílio da colher e garfo, possa se servir confortavelmente. Esse serviço á apresentado e servido pela esquerda do convidado. 

•Serviço Prato Pronto / Empratado 

Esta modalidade consiste na preparação e montagem do prato na cozinha. A apresentação dos pratos já prontos, é realizada pela direita do convidado e colocado a frente do mesmo, podendo ser usado em casos mais sofisticados uma tampa sobre o prato denominada Cloche.  

•Serviço à Americana / Mesa-Buffet / Self-Service 

No serviço à americana, o trabalho do garçom limita-se ao serviço de pedido das bebidas, retirada dos pratos usados das mesas dos convidados e eventual reposição de alimentos e utensílios na mesa-buffet. O convidado serve-se a vontade na mesa preparada conforme o menu do evento.